A epidemia da dengue

on 10/10/2008

O aparecimento de uma nova onda de dengue está se espelhando rapidamente e levando os brasileiros a uma preocupação permanente devido à falta de informação para eliminar a possibilidade de se ter um criadouro em casa e a gravidade dos casos da doença que está fazendo vítimas fatais. É neste sentido que os paisagistas devem contribuir para resolver este problema que vem preocupando a todos.

O mosquito Aedes aegypti tem hábitos diurnos, gosta de sombra, água parada e esta ficando cada vez mais resistente e difícil de ser combatido por inseticidas comuns. A passagem do fumacê pelas ruas diminui em termos a infestação, pois seu poder é limitado, funcionando apenas nos mosquitos adultos e estima-se que mais da metade dos mosquitos já estão resistentes aos produtos químicos. Alguns insetos, aranhas e libélulas são alguns predadores naturais do Aedes aegypti, mas todos são difíceis de serem criados em laboratórios.

As fêmeas do mosquito são responsáveis pela propagação do vírus da dengue, que durante seu ciclo de vida que é de trinta dias, fazem em média três desovas, produzindo cerca de 500 ovos, depositados na parede do recipiente de água parada e aguardam que o nível da água suba para eclodirem.
Todos que gostam de plantas, cultivam jardins domésticos, seja de forma profissional ou amadora, devem zelar para que o jardim permaneça livre do mosquito. Em especial os jardineiros e paisagistas têm importante papel neste cenário. Jardins mal cuidados ou abandonados são focos de procriação e tonando-se verdadeiros criadouros para os temidos mosquitos. Este deve ser um trabalho contínuo, diário, de vigília e manutenção.

Depois de entender como funciona o ciclo de vida do mosquito é necessário tomar algumas medidas de prevenção à proliferação da dengue. Segue algumas instruções que devem fazer parte do nosso dia-a-dia.
Verifique os lugares indicados e marque com um (X) aqueles que foram vistoriados e estão corretos.

1 - ÁREA INTERNA (SALA, COZINHA, QUARTOS E BANHEIROS)

( ) Pratos de plantas - Escorra a água, lave com esponja e coloque areia grossa até a borda do pratinho.
DICA - Os pratos são úteis apenas quando ficaremos longos períodos sem regar as plantas, como em viagens. Mesmo assim se você preferir os pratinhos mantenha o pratinho cheio de areia (até a borda) e não esqueça de repor sempre que necessário ou acrescente borra de café pura ou a mistura feita com duas colheres de borra de café para meio-copo de água.

( ) Trilhos de Box dos banheiros - Escove pelo menos uma vez por semana.

( ) Vasos sanitários - Deixe a tampa sempre fechada. Em banheiros pouco usados, dê descarga uma vez por semana.

( ) Bandeja externa da geladeira - Retire sempre a água. Lave a bandeja com água e sabão.

( ) Tampinhas de garrafas, latinhas, embalagens plásticas e de vidro, copos descartáveis ou qualquer outro objeto que possa acumular água – Recolher estes objetos, coloque em saco plástico, feche bem e entreguar para reciclagem.

( ) Vasos com flores - Evite manter arranjos florais em vasos com água dentro de casa.
DICA: Ao criar arranjos florais, dê preferência à espuma floral. A espuma mantém o arranjo bonito por mais tempo. O importante é mantenha a espuma floral úmida, jamais encharcada.

2 - ÁREA EXTERNA (VARANDA, QUINTAL, JARDIM E GARAGEM)

( ) Calhas - Verifique se não estão entupidas. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água.

( ) Garrafas e Vasos- Guarde-os virados de boca para baixo e em local coberto.

( ) Ralos - Coloque água sanitária 03 vezes por semana e tampe-os

( ) Caixa d'água - Limpe a caixa d'água a cada 06 meses e verifique se está bem tampada.

( ) Vasilhas de água para animais - Lave com esponja e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana. Troque a água todos os dias.
DICA - Mantenha os bebedouros dos animais sempre limpos e troque a água diariamente, passarinhos e animais domésticos agradecem por ter água fresquinha e você acaba com as larvas e ovos dos mosquitos.
Piscinas devem ser tratadas o ano todo, independente se você utilizá-la ou não. Muitos bairros ricos, com piscinas grandes e luxuosas, abandonadas pelos seus proprietários a maior parte do ano, tornam-se focos de milhares de mosquitos de diversas espécies.

( ) Materiais de construção (louças sanitárias, telhas, lonas plásticas, etc.) - Guarde-os secos e em local coberto.

( ) Espelhos d'água decorativos, Lagos e Fontes - Limpe sempre as bordas com uma escova e coloque água sanitária pelo menos uma vez por semana.
DICA: Se criar peixes que se alimentem de larvas de mosquitos, como platis, molinésias, espadas ou betas, não é necessário utilizar água sanitária. Se os peixes morrerem, descobra o porquê e reponha-os o mais depressa possível.

( ) Pneus - Guarde-os secos e em local coberto, ou encaminhe os pneus de carro / caminhonete para reciclagem.

( ) Piscinas - Limpe uma vez por semana, tratando a água com cloro. Se não for usá-la, cubra com uma lona bem esticada de modo que a lona não acumule água.

( ) Bromélias ou plantas que possam acumular água
DICA 1- A mistura de borra de café é a solução ideal para as bromélias e outras plantas que precisam acumular água. Jamais deixe suas bromélias secas com medo da dengue, elas vão enfraquecer e morrer.
Outra opção é tratar com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas ou utilize a mistura de café a mantenha os mosquitos afastados.

DICA 2: Cultive plantas repelentes e utilize seus produtos nas outras plantas do jardim, como citronela, neen, arruda, angico, gerânio, malva rosa, mastruz, artemisia, crisântemo, cravo de defunto. Caldas feitas com as folhas e flores dessas plantas e aplicadas com puverizador sobre as outras espécies podem funcionar como excelente repelente contra mosquitos e outras pragas de jardim.

* Mantenha o jardim limpo e lixeiras fechadas. Lixo e entulho atraem pragas, mosquitos e acabam com o visual de qualquer jardim.


Se você marcou um X em todos os possíveis criadouros, PARABÉNS!!! Se faltou marcar algum item, não perca tempo, corra e mãos à obra. Aproveite e repasse estas dicas para os vizinhos e amigos e parentes. Faça cidadania, faça a sua parte!

0 comentários: