Como cuidar de seu jardim no período do Inverno

on 07/10/2008

Com o inicio da estação do frio no dia 20 de julho, muitas espécies vegetais entram em dormência e perdem boa parte de suas folhas, o que oferece uma ótima oportunidade para verificar as suas condições.
O inverno da nossa região é muito mais agradável do que a paisagem de árvores com galhos secos e desfolhados e sem flores. Devido o clima ameno, nossos jardins podem resistir aos efeitos das baixas temperaturas. Com alguns cuidados as plantas dos jardins e dos vasos podem resistir bem aos efeitos do frio, chegando bonitas e saudaveis na primavera.
Além disso, muitas espécies enfeitam nosso inverno, pois florescem nesta época. O cultivo de floríferas garante colorido e vida nos canteiros, alegrando os dias frios. É interessante alternar com plantas que florescem em outras estações, pois assim você estará garantido que seu jardim estará sempre alegre e colorido.
Um dos principais cuidados que se deve observar é a quantidade de regas, visto que as baixas temperaturas reduzem a necessidade de água. O excesso de umidade pode causar apodrecimento das raízes e a proliferação de fungos e insetos. Nas flores em jardim, o ideal é molhar duas vezes por semana e as plantas de interior também devem ter suas regas reduzidas.
Árvores, arbustos e cercas-vivas podem ser podadas, desde que não estejam florindo, elimine apenas os ramos que apresentarem algum problema sério. Nada de podar plantas que irão florir no inverno ou início da primavera, pois sua floração pode ser prejudicada. O certo é fazer apenas uma poda de limpeza, retirando folhas amareladas e galhos secos para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta. Essa poda de limpeza é especialmente indicada para as cercas vivas.
O período também é bom para fazer o transplante de trepadeiras, arbustos e árvores que estiverem em seu período de dormência. No final da estação, é aconselhável fazer uma adubação quimica, para suprir todas as necessidades das espécies que estão saindo do período de dormência e estão se preparando para a chegada da primavera. Esses adubos possuem doses concentradas de nutrientes como NPK (Nitrogenio, Fósforo, Potássio), sendo assim, devem ser utilizados com muito cuidado, pois se aplicados em exagero podem prejudicar as plantas.
Em relação ao gramado, muita gente fica preocupada durante o inverno e exagera nos cuidados. Nos meses frios, a grama merece realmente alguns cuidados como: limpeza, aeração e cobertura, mas sem dramas! Começar a limpeza com a retirada das ervas daninhas, depois a grama pode ser aparada. Retire os restos do corte com um ancinho ou uma vassoura de arame. Não é preciso adicionar adubo à terra pois nesta época a grama está em estado de repouso e a adubação não será bem aproveitada. Caso o gramado apresente falhas, aproveite para corrigi-las antes da cobertura, completando as áreas com pedaços de placas de grama da mesma espécie. Após a cobertura, regue o gramado para ajudar a incorporar a terra.
Com pequenos cuidados, as flores podem resistir ao frio e florescer ainda mais belas. E as folhagens também são muito ornamentais e continua bonita mesmo depois que as flores acabam. Observe algumas espécies de plantas que estão em plena floração durante o inverno:

Azaléia (Rhododendron indicum)
Características: As azaléias são arbustos de folhagem verde-escura e floração abundante. Suas flores simples ou dobradas podem ter cores diferentes, como branco, rosa, vermelho ou mescladas. Há muitas variedades com portes diferentes, umas menores ideais para plantio em vasos e para formação de maciços e outras maiores capazes de formar cercas vivas.

Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)
Características: Muito cultivada em vasos para a decoração de natal, principalmente a de coloração vermelha. Ela ainda presta-se como arbusto isolado no jardim ou em conjunto. Tolerante à poda, ela ainda fica com o aspecto mais denso se submetida periodicamente a este manejo.


Copo de Leite (Zantedeschia aethiopica)
Características: Excelente como flor-corte. Sua folhagem é verde brilhante e muito ornamental. As flores são firmes e duráveis, grandes e de coloração branca. O cruzamento com outras espécies têm obtido copos-de-leite de outras cores além da branca, como o amarelo, o vermelho, o rosa, o laranja e o roxo. Deve ser cultivado em grupos para melhor valorização de seu efeito paisagístico, principalmente em locais úmidos, como margens de lagos e espelhos d'água. O plantio em vasos também é bastante adequado.


Ipê rosa (Tabebuia pentaphylla)
Características: É o primeiro dos Ipês a florir no ano, inicia a floração em Junho, mas ainda pode ser encontrado com flores até Setembro. Esta espécie se confunde bastante com outras também de flor roxa, como a ipê roxo, porém trata-se de uma espécie exótica, proveniente da Argentina. São muito utilizadas no paisagismo urbano, por sua beleza e desenvolvimento rápido.

Ipê amarelo do cerrado (Tabebuia chrysotricha)
Características: É uma árvor
e nativa largamente utilizada em paisagismo. Sua diferença com o Ipê amarelo da mata é que ela é mais baixa, e muitas vezes apresenta tronco e ramos tortuosos.



Jasmim-manga (Plumeria sp.)
Características: É uma árvore encantadora, seu aspecto exótico e suas flores perfumadas envolvem a todos. Seus caule e ramos são bastante robustos e apresentam uma seiva leitosa e tóxica se ingerida. As folhas são grandes, largas e brilhantes e caem no outono-inverno. A floração inicia-se no fim do inverno e permanece pela primavera, com a sucessiva formação de flores de diversas cores e nuances entre o branco, o amarelo, o rosa, o salmão e o vinho. Está disponível no mercado uma forma variegada da planta.

Kalanchoe (Kalanchoe blossfeldiana)
Características: Planta suculenta, de folhas com margens rendadas. Com um significado especial, considerada a flor-da-fortuna e da felicidade é muito presenteada entre amigos e parentes. Suas flores podem ser simples ou dobradas de muitas cores diferentes, com grande durabilidade. As variedades de flores dobradas são chamadas de Calandivas ou Kalandivas. Plantadas em vasos têm sua beleza exaltada, porém podem ser plantadas no jardim formando maciços e bordaduras, acrescentando um colorido original. Apesar de perene, deve ser tratada como anual por perder a beleza, salvo em algumas variedades.

Orquídea Cymbídio (Cymbidium híbrido) Características: Uma das poucas orquídeas terrestres. É uma orquídea muito popular no Brasil pois devido à sua rusticidade e beleza, é largamente comercializada em vasos. Suas folhas são longas e os pseudobulbos são ovóides. As raízes são grossas e delicadas, quebrando-se ao serem manuseadas sem cuidado. Os híbridos comerciais apresentam flores de diversas cores, entre o amarelo, o rosa, o vinho, o branco, etc e combinações, sendo que muitas vezes o labelo apresenta cores mais vibrantes e diferentes. São cultivados em vasos com substratos preparados, com areia e terra vegetal, bem drenados, em locais protegidos, como estufas e orquidários telados, irrigados regularmente.


0 comentários: